Unreal Engine: Você sabe tudo que precisa sobre essa Game Engine?

Conhecendo a Unreal Engine
Unreal Tournament
Unreal Tournament

Pioneira entre as game engines, a Unreal foi desenvolvida pela Epic Games em 1998 para a criação da primeira edição do jogo de tiro em primeira pessoa da série Unreal Tournament. Dentre os motores atuais é aquele que possui o maior poder de realismo gráfico, sendo utilizado em jogos 3D ou 2.5D. Entretanto, por ter um processamento muito pesado, nesse sentido, não é muito usada para games 2D.

Nesse meio tempo, depois da primeira versão do motor, foram lançadas outras atualizações. Primeiramente, a Unreal Engine 2, em 2002, cujo primeiro jogo foi  America’s Army. Logo depois, a Unreal Engine 3, em 2005, a qual a Microsoft usou para criar Gears of War, que se tornou uma das franquias de maior sucesso da empresa. E,  posteriormente, em 2014, se seguiu o lançamento da Unreal Engine 4.

A nova Unreal Engine 5

No mês de maio de 2020, durante o evento online da Summer Game Fest, a Epic Games liberou no You Tube uma demonstração da nova versão do motor, a Unreal Engine 5, utilizando o PlayStation 5, para apresentar suas novas funcionalidades: Nanite e Lumen. A primeira permitirá a criação de modelos gráficos mais detalhados, enquanto a segunda promete uma iluminação ainda mais realística. Seja como for, a previsão de lançamento da Unreal Engine 5 é para meados de 2021.

As vantagens deste Motor

A Unreal é um motor multiplataforma, exportando jogos para variados sistemas operacionais, como Microsoft Windows, Linux, Mac OS e Mac OS X.  Assim como também para diversos consoles, desde Wii, passando por diversas versões do Xbox e do Playstation e pelo Dreamcast.

Unreal Engine

Unreal Engine

Apesar de sua primeira versão ter sido utilizada para a criação de games de tiro em primeira pessoa, esse motor teve seu escopo de possibilidades de desenvolvimento de jogos ampliado no decorrer nos anos. Atualmente, ele é empregado na criação de obras de diversos gêneros. Como, por exemplo: Aventura (Assassin’s Creed Chronicle, Borderlands).  Ação (Mirror’s Edge). Luta (Batman: Arkham Knight, Mortal Kombat X). Esporte (o futuro jogo de futebol PES 2022). Battle royale (Fortnite). Storyteller (Life is strange). RPG (Kingdom Hearts 3, Final Fantasy VII – Remake). Ou corrida (Assetto Corsa Competitizione).

Essa engine permite programação em C++, contudo, o desenvolvedor também pode optar por utilizar o sistema de Blueprints. Em outras palavras, uma linguagem de scripts visuais que funciona, enfim, como um clica e arrasta (drag and drop) mais avançado.

O Papel da Unreal no Audiovisual
The Mandalorian
The Mandalorian da Disney +

O motor, que, além disso, se tornou gratuito a partir de 2015 e está disponível seu site oficial, também vem, do mesmo modo, sendo usado em produções cinematográficas e em seriados para a criação de gráficos e cenários extremamente realistas. Um caso recente é, por exemplo, a série The Mandalorian, da Disney +, na qual os cenários digitais tridimensionais foram desenvolvidos com a Unreal Engine.

Esses cenários são projetados em uma parede semicircular com mais de seis metros, substituindo o tradicional chroma key (tela verde). Dessa forma, os atores enxergam o ambiente com que precisam interagir, facilitando seu trabalho. A técnica também ajudou a cortar os custos de pós-produção, além de permitir que os cenários sejam modificados em menos de uma hora, e renderizados pouco antes das filmagens. Com o resultado extremamente positivo do uso da Unreal em Mandalorian, a Industrial Light & Magic (ILM) pretende oferecer comercialmente essa técnica muito em breve.

 

Os Prêmios do Motor

A relação desse motor com a indústria cinematográfica e audiovisual foi tão bem-sucedido que a Unreal já foi premiada com Emmy Awards, um dos mais importantes prêmios atribuídos a programas e profissionais de televisão em 2019 (Technology & Engineering Emmy – 3D Engine Software for the Production of Animation) e 2020 (Engineering Emmy Awards – Outstanding Acheievement in Engineering Development). Também recebeu o British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), considerado o “Oscar britânico”, em 2019: BAFTA Special Award.

A verdade é que, desde o seu lançamento, a Unreal Engine vem colecionando diversos prêmios. Esse motor é tão importante para o mercado de desenvolvimento de games que foi classificado no Guinness Records, em 2014, como a Game Engine mais bem-sucedida até o momento.

Popularidade

Outro fator que faz com que a popularidade da Unreal seja tão grande, além do pioneirismo e das qualidades técnica e gráfica, é o fato de que a Epic Game permitir que seus parceiros possam acessar o código interno do motor. E, dessa forma, adequar as ferramentas às suas necessidades específicas.

Quer se aprofundar sobre a Unreal Engine? O Pátio Digital vai oferecer agora no dia  30/01/2021, às 10 horas uma Masterclass Level Up com Sean Spitzer. Ele trabalha na própria na Epic Games como mentor master da Unreal Engine. E participou de produções para grandes empresas como a Disney, como, por exemplo, o curta Myth: A Frozen Tale (VR Short), que serve como prólogo de Frozen II.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
WhatsApp