Principais jogos independentes de 2021: Conheça eles aqui!

Introdução

Principais jogos independentes de 2021? Podem achar que é cedo para o tema, afinal, o ano está na metade. Contudo, ainda assim já é possível destacar alguns dos mais promissores de 2021.

Durante a E3 (Electronic Entertainment Expo), a feira internacional dedicada a jogos eletrônicos que é referência no setor, aconteceu um showcase que mostrou vários lançamentos de jogos indies.

Este ano, inclusive, o número de jogos independentes exibidos superou os títulos dos grandes desenvolvedores. O mercado de jogos e a entrada de novos talentos nunca foi tão grande quanto em 2021.

Como, usualmente, acontece, os desenvolvedores indie apresentaram uma ampla seleção de jogos para todos os gostos. Desde, por exemplo, quebra-cabeças, jogos de plataforma, RPGs até aventuras narrativas.

Embora muitos jogos indie tenham sido exibidos na E3 deste ano, alguns chamaram mais a atenção do que outros. Portanto, vários sites especializados já começaram a destacar aqueles que poderiam os principais jogos independentes de 2021.

Com os dados que essas listas forneceram, fizemos uma seleção daqueles os especialistas em games mais destacaram como as grandes promessas de 2021.

Lake

principais jogos independentes de 2021

Sites especializados mencionam Lake como um dos principais jogos independentes de 2021, e, consequentemente, um dos mais promissores. Disponível para Xbox One, Xbox Series X/S e PC, com previsão de lançamento para setembro de 2021.

O desenvolvedor Gamious é o responsável por esse jogo focado no estilo slice of life.

A personagem principal é Meredith Weiss, uma mulher de 40 e poucos anos.  Em 1986, ela abandona seu emprego na cidade grande, para ir, posteriormente, para Providence Oaks, Oregon. Durante duas semanas, a protagonista assume a ocupação do pai como carteira em sua cidade natal.

Enquanto entrega as correspondências e pacotes, o jogador conhece tanto os habitantes locais quanto aprende sobre Meredith no processo. Do mesmo modo, ele pode escolher o que fazer depois do trabalho, assim como selecionar as respostas dos diálogos ao interagir com outras pessoas. Igualmente, em suas interações, ela pode até mesmo encontrar um interesse romântico.

Lake possui um estilo de arte e atmosfera que homenageia muitos filmes clássicos dos anos 80.

Moonglow Bay 

Assim como Lake, Moonglow Bay entrou em várias listas especializadas como um dos um dos principais jogos independentes de 2021. Ele possui alguns pontos em comum com o jogo anteriormente mencionado. Ele, igualmente, se passa nos anos 80, em uma cidade do interior, sendo também um slice of life. Contudo, as semelhanças param aí.

O desenvolvedor Bunnyhug e a editora Coatsink trarão com Moonglow Bay um RPG de pesca ambientado ao longo da costa leste do Canadá.  O jogador assume o papel de um pescador inexperiente que deseja realizar o último desejo de seu falecido parceiro, se encarregando da loja dele.

Além de lidar com o luto do protagonista, o jogador precisa pescar, cozinhar e vender suas receitas para manter o negócio.

Como há vários biomas diferentes na cidade de Moonglow Bay, existem diversas técnicas de pesca para experimentar, como, por exemplo, pesca no gelo, lançamento de redes e armar armadilhas.

Da mesma maneira, é possível descobrir diversas histórias e segredos da cidadezinha, e interagir com seus habitantes.

Ele estará disponível para Xbox Series X/S, Xbox One e PC.

Dordogne

principais jogos independentes de 2021

Dordogne se destaca como um dos principais jogos independentes de 2021 especialmente por seu belíssimo e deslumbrante visual com um estilo de aquarela 3D. O jogo, disponível para Nintendo Switch e PC, é uma aventura narrativa que marca a estreia do estúdio francês Un Je Ne Sais Quoi.

No jogo, a personagem principal é Mimi, uma mulher de 32 anos que vai para a região de Dordogne, onde sua falecida avó morava. Lá ela encontra vários objetos, como, por exemplo, cartas e fotos, com os quais, consequentemente, o jogador vai criar um diário exclusivo para o game.

Do mesmo modo, ela explora a região, resolve quebra-cabeças deixados pela avó, para, portanto, reconectar com suas memórias de infância. O jogo transita entre o passado e o presente da personagem, mas cada um desses mundos parece igualmente lindo.

Season 

principais jogos independentes de 2021

O desenvolvedor Scavengers Studio anunciou Season durante o The Game Awards, e foi um dos jogos de destaque do evento. Além disso , o game é outra presença constante nas listas de dos principais jogos independentes de 2021.

O jogador assume o papel de uma jovem que deixa sua comunidade isolada pela primeira vez para conhecer o lindo, exuberante e misterioso mundo que a rodeia.

Ela faz isso em uma viagem de bicicleta enquanto documenta sua jornada. Para isso, ela usa de vários artifícios como, por exemplo, fotos e desenhos. Da mesma forma, ela coleta artefatos, assim como entra em contato com várias sociedades diferentes.

O game estará disponível para PS5 e PC.

Venba

principais jogos independentes de 2021

Com lançamento para PC, previsto para novembro de 2021, Venba, da desenvolvedora Visai Games, de Toronto, é um jogo de culinária narrativa ambientado na década de 1980.

A personagem central é uma mãe indiana que se muda pra o Canadá com a família. O jogador precisa cozinhar vários tipos de pratos diferentes, e, do mesmo modo, precisa recuperar receitas perdidas no decorrer do trabalho.

Simultaneamente, através de diálogos ramificados, Venba conta, de acordo com o desenvolvedor no site da Steam, uma história sobre “família, amor, perda e muito mais”.

She Dreams Elsewhere 

She Dreams Elsewhere se destaca como um dos principais jogos independentes de 2021 por sua proposta de ser um “RPG de aventura surrealista“, com uma bela ambientação que evoca um aspecto onírico.

O Studio Zevere desenvolveu o jogo com a proposta de abordar temas como saúde mental e identidade. O game acontece dentro mundo de sonhos da protagonista, uma mulher chamada Thalia. Ela luta contra a ansiedade, e, igualmente, enfrenta os pesadelos que a mantém presa em estado de coma.

O jogo permite que o jogador de relacione com os personagens que encontrar, do mesmo modo, traz batalhas por turnos e vários outros estilos de games.

Dois grandes destaques de She Dreams Elsewhere são tanto sua trilha sonora composta por Mimi Page quanto seu visual surrealista.

She Dreams Elsewhere chegará aos consoles do Mac, Nintendo Switch, Windows PC e Xbox.

Teacup  

Teacup também é outro game que aparece em diversas listas de principais jogos independentes de 2021.  O jogo, que estará disponível para PC até o fim do ano, traz como personagem principal um tímido sapinho com o nome também de Teacup.

No jogo de aventura narrativa que o Smarto Club criou, o sapinho, que adora beber chá e ler livros, vive em um mundo cheio de outros animais carismáticos como ele.  Os desenvolvedores criaram um universo colorido e maravilhoso, com personagens adoráveis, através de arte ilustrada.

Ao fica sem chá, Teacup precisa sair em uma aventura pela floresta, para, portanto, reunir uma lista de ingredientes e ervas para, enfim, reabastecer sua despensa. No decorrer da jornada, o jogador se depara com diversos quebra-cabeças para resolver.

Vokabulantis

principais jogos independentes de 2021

Vokabulantis merece estar na lista de principais jogos independentes de 2021 pela sua inovação. Ele é o primeiro game animado completamente em stopmotion onde os personagens respondem imediatamente e, consequentemente, parecem que pertencem ao mundo.

O estúdio de jogos Kong Orange, o estúdio de animação de fantoches Wired Fly Animation e o aclamado poeta / artista Morten Søndergaard se juntaram para criar Vokabulantis.

Ele é um jogo de quebra-cabeça de plataforma em que um casal apaixonado, Kurt e Karla, perdem as suas bocas. Com isso, portanto, não conseguem encontrar as palavras para dizerem o que sentem um pelo outro, e partem para encontrá-las.

Para que o stopmotion funcionasse com a iluminação, os desenvolvedores tiveram que criar animações com as bonecas separadas do cenário e com ângulos de iluminação variados. Então, usando a tecnologia mais inovadora, os desenvolvedores tiveram que inserir as animações nos sets de stopmotion.

Ele foi financiado através das plataformas de crowdfunding  KickstarterIndie Gogo.

O jogo ainda está em desenvolvimento, contudo, ainda assim merece a menção nesta lista.

Conclusão

Claro que esta é apenas uma pequena amostragem dos diversos e empolgantes games que podem ser considerados os principais jogos independentes de 2021. A tendência é que a lista cresça até o final do ano, trazendo outras agradáveis surpresas.

O importante é perceber que o mercado de jogos independentes está em amplo crescimento, e, que, se você quiser fazer parte dele, os cursos do Pátio Digital são uma excelente oportunidade para sua realização profissional.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
WhatsApp