Games e Pandemia: Conheça um novo tipo de relação social!

Introdução

Os games estão se tornando, durante esse prolongado período de pandemia, um espaço de interação social que está se expandindo para além do meramente jogar online com um grupo de amigos ou desconhecidos.

Ao final do segundo semestre de 2020, algumas cidades tinham flexibilizado o funcionamento de bares e restaurantes, fechados no início da Pandemia. Entretanto, agora, no início de 2021, o número de casos da Covid-19 voltou a crescer exponencialmente, apesar das restrições impostas pelo distanciamento social.

Diante disso, como resultado, houve um recuo necessário na flexibilização. E, assim como no início da quarentena, as pessoas continuaram a recorrer, portanto, aos jogos como uma forma de manter e fortalecer laços. Seja com seus entes queridos. Ou com amigos próximos. E até mesmo criando novos relacionamentos.

Videoconferências

Apesar de existirem várias opções de aplicativos de videoconferência, como o Zoom, o Google Meet, o Whereby ou o Jitsi, para mencionar alguns dos mais utilizados, encontros sociais não se resumem apenas em bate-papos prolongados.

Uma brincadeira. Um show virtual. Um game com ares nostálgicos. Um jogo com aspectos mais modernos, mas paradoxalmente mais intimista. Cada uma dessas ferramentas pode trazer um tempero extra, embora não chegue a ser um substituto de um abraço. Contudo, ajuda a trazer boas risadas, tornando, dessa forma, esses encontros mais casuais e mais divertidos. Mesmo assistir a uma live em plataformas como a Twitch pode ser uma boa opção para sanar a solidão auto imposta e necessária que o isolamento social exige.

Aumento dos Gamers

A pesquisa de tendências de mídia digital da Deloitte em 2020 descobriu que, durante a crise, um terço dos consumidores se inscreveu, pela primeira vez em um serviço de videogame. Ou, do mesmo modo, usaram um serviço de videogame na nuvem. Ou, eventualmente, conheceram e assistiram a eventos esportivos virtuais. Em conclusão, muito mais pessoas estão jogando videogame. E, portanto, muitas dessas pessoas estão atualizando suas relações de jogo de casual para comprometido.

Segundo a Newzoo, empresa especializada em compilar dados, o número global de players cresceu + 5,3%  ao ano em 2020, impulsionado predominantemente pelas regiões com os mercados mais emergentes. Já de acordo com o renomado jornal Washington Post, esse salto significativo no interesse pelos esportes eletrônicos está diretamente relacionado ao Coronavírus. Uma vez instituído o isolamento social a partir de maio/2020, milhões de pessoas confinadas em casa se viram motivadas a buscar novos modos de entretenimento.

De acordo com Michael Pachter, analista da Wedbush Securities: “As pessoas estão em casa. Não têm nada para fazer. Não estão se deslocando. Você tem mais tempo e está entediado. Uma pessoa que estava jogando zero horas por semana, agora está jogando uma ou duas”.

Game Pass

Game pass

Ainda de acordo com o mesmo artigo do Washington Post, a Microsoft divulgou que o número de assinantes do serviço Game Pass alcançou 10 milhões. De maneira que isso reflete um aumento de 130% no engajamento multijogador em março e abril de 2020.

Twitch e Steam

twitch e steam

O número nos engajamentos online também se ampliou. Twitch, famoso site de streaming de videogames, teve 1,49 bilhão de horas de jogo assistidas em abril. Em outras palavras, um aumento de 50% desde março de 2020.  Simultaneamente, a database da Steam, um das plataformas de jogos para PC mais populares da web, atingiu seu maior número de usuários de todos os tempos, com mais de 22 milhões de pessoas em março de 2020.

Conforme os exemplos que mencionaremos abaixo, tanto as players quanto os desenvolvedores desses games não buscam apenas matar o tempo ocioso que o distanciamento social impôs às pessoas. Também reflete a procura de outras maneiras de nos reconectarmos aos nossos pares. Nesse sentido, essas ferramentas de entretenimento podem ser — e de fato são — muito úteis.

Show no Fortnite

Talvez o exemplo mais revolucionário seja, por exemplo, o show do rapper Travis Scott realizado dentro do jogo Fortnite, às 20 horas, no dia 24 de abril de 2020. O intuito dos organizadores foi emular, virtualmente a sensação de um show ao vivo.  A experiência foi tão bem sucedida que teve mais de 12, 3 milhões de visualizações simultâneas, se tornando um recorde! Nos dias que se seguiram, e em alguns shows posteriores, o total de pessoas que prestigiaram os eventos subiu para 28 milhões.

Gartic e cia

Primeiramente, seguindo para um viés mais saudosista, podemos, por exemplo, citar o caso do game Gartic, que pode ser jogado tanto diretamente no browse quanto baixado no celular em formato de aplicativo. Nesse sentido, durante a pandemia passaram de 05 mil para 80 mil os downloads tanto para Android quanto para IPhone. Consequentemente, reflete um crescimento de 1600% durante quarentena.

O Gartic consiste, enfim, em reunir um grupo de pessoas para adivinhar os rabiscos do jogador da vez dentro de uma lista de assuntos, que pode ser pré-selecionada, semelhante ao jogo Imagem e Ação. A mesma empresa, a mineira Onrizon, de Belo Horizonte, criou outros dois jogos inspirados, igualmente, na infância de muitos de nós. O  StopotS, no qual os jogadores escrevem palavras de determinados assuntos, seguindo a letra sorteada – bem como nosso velho conhecido Stop ou Adedanha ou Adedonha. E fechando o trio, o Gartic Phone, que nada mais é do que uma versão de se criar desenhos tal qual a brincadeira “telefone sem fio”.

Como resultado, são jogos que acabam complementando as reuniões e festas online às quais nos habituamos. Apesar de terem seus próprios sistemas de chat escrito, frequentemente se tornam mais divertidos quando associados a aplicativos como Google Meet, Zoom, Whereby ou Jitsi.

Among Us

Among Us

Outro jogo que acabou sendo ressuscitado e se tornou um hit no que diz respeito a interações sociais associadas à plataformas de reuniões virtuais acima mencionadas foi o jogo Among Us. Ele é conhecido como uma espécie de detetive e assassino virtual misturado com Alien – O Oitavo Passageiro em estilo retrô. O propósito do jogo é justamente descobrir quem é o assassino dentre os tripulantes de uma espaçonave. Criado pela desenvolvedora Inner Sloth em 2018, não teve uma repercussão tão boa quanto o esperado pela empresa, na época. Entretanto, tornou-se extremamente popular em tempos de Covid-19. Em geral, as partidas de Among Us são associadas a aplicativos de comunicação em vídeo e/ou voz, com destaque para o Discord.

Among Us e Relacionamentos

Among Us, inclusive, ganhou um efeito colateral, sendo utilizado por alguns jogadores como um site de relacionamento. Trata-se de uma consequência que pode ser positiva em alguns casos, mas, em tempos de internet, é sempre bom lembrar o cuidado que se deve ter ao se interagir com desconhecidos do outro lado do teclado.

Habbo

Habbo Hotel

Outros jogos que podemos destacar e que tratam a ideia de imersão e de relacionamento social em um nível diferenciado dos mencionados acima são Habbo e Animal Crossing.

O primeiro possui um espaço chamado Habbo Hotel, uma mistura de MMO (Massive Multiplayer Online) com uma sala de bate-papo que entrou em um hype de popularidade nos tempos atuais. Um lugar onde as pessoas, restritas pelas medidas de isolamento social, podem interagir com novos e velhos amigos “quase” como se estivessem em um hotel ou bar do mundo real. O objetivo é apenas para jogar uma boa e velha conversa fora. Ainda assim, em reflexo à realidade, é possível ver nas ruas das cidades do jogo, as máscaras cirúrgicas que se tornaram item de primeira necessidade no mundo real. O jogo também possibilita conversas que venham a ajudar o jogador a tirar dúvidas sobre a Pandemia. Ou, até mesmo, permite que ele visite ou trabalhe em hospitais que atendem pacientes com Covid-19.

Animal Crossing

Animal Crossing

Entretanto, talvez a grande surpresa entre os jogos lançados na pandemia como um misto de refúgio e espaço de interação social, seja com pessoas reais ou com os NPCs (non player characters) é o sucesso Animal Crossing: New Horizons. Este jogo vendeu 13,5 milhões de cópias desde onze dias após seu lançamento no final de março de 2020. E, no segundo trimestre desse mesmo ano, angariou mais 10,6 milhões.

Ao contrário de muitos games, Animal Crossing não possui um objetivo estritamente definido. Não existem regras explícitas sobre como fazer determinadas ações, nem mesmo um prazo para que as mesmas sejam cumpridas ou um roteiro planejado. Você se muda para uma ilha. Constrói uma casa. Tudo a seu gosto e vontade. Não há uma competição real.

Na ilha isolada para a qual você se muda, existem mais dois vizinhos, e uma espécie de patrão, para quem você se torna o “faz-tudo” da ilha. Você pode construir sua casa. Plantar e colher frutas. Usar os recursos naturais da ilha como matéria-prima. E transformar de modo que reflita a sua personalidade.

Animação Crossing e Amizade

Às vezes, novos moradores (NPCs) aparecem e você começa a interagir com eles também.  É possível criar ou aprofundar amizades, uma vez que cada um deles foi desenvolvido com uma personalidade específica. Os laços são tão baseados em traços de pessoas reais, que caso você suma por uns tempos, um NPCs pode escrever uma saudosa carta para você.

Se quiser simplesmente entrar no jogo, deitar-se na praia e ficar observando as estrelas, nada impede ou pune você por esse momento de autossatisfação pessoal.

Essa aproximação solidária e amorosa não se restringe ao seu relacionamento com os NPCS. Existe ainda a possibilidade de visitar ilhas de outros amigos reais. Onde você pode estreitar esses laços. Isso não apenas com o compartilhamento de materiais de que cada ilha possa precisar, mas no bate papo e nas trocas de ideias. Animal Crossing se tornou um mundo quase utópico, um porto seguro, onde até mesmo aniversários entre amigos do mundo externo podem ser comemorados em conjunto.

Eu gosto de citar, particularmente, a rica experiência que a YouTubber Míriam Castro (Mikannn) traz em seu relato sobre Animal Crossing em tempos de Pandemia.

Conclusão

Para a psicóloga Marilene Kehdi, em entrevista para o site do jornal Folha de Pernambuco: “Os jogos online dão uma sensação de proximidade, mantém as pessoas envolvidas e perto umas das outras mesmo que distantes fisicamente, e isso desperta boas emoções”.

Dessa forma, nestes tempos modernos, tornar-se um desenvolvedor de jogos por meio das aulas do Pátio Digital Academy não lhe possibilita apenas a entrada em um mercado de trabalho em ascensão. Também lhe oferece a oportunidade de trazer ao público um alento e um suporte psicológico, bem como a descoberta das infinitas possibilidades que a tecnologia pode trazer para a melhoria das relações interpessoais.

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